08 de Março – Dia Internacional da Mulher

08 de março de 2017

Em comemoração ao dia internacional das mulheres resolvemos contar algumas histórias, deixar alguns nomes de grandes mulheres pioneiras que contribuíram para a área de tecnologia.

Para começar a nossa lista temos Grace Hopper, também conhecida como a Rainha da Computação. Grace entrou para a marinha aos 37 anos de idade, após a faculdade na qual trabalhava ter sido bombardeada. Seu trabalho na marinha era fazer parte da equipe do Serviço de Computação de Navios em Harvard, desenvolvendo um dos primeiros computadores digitais, a calculadora automática de sequência controlada ou “Mark I”, uma máquina que fazia cálculos científicos rápidos a fim de entender os assuntos da guerra, tais como a trajetória das ogivas. Hopper foi uma das pioneiras na área de analista de sistemas. Ela mostrou que idade e gênero não eram barreiras.

Hedy Lamarr, linda e inteligente, atriz e engenheira.  Nascida em Viena, Hedy Lamarr estrelou mais de 30 filmes de Hollywood e ainda conseguiu tempo para se dedicar na área da ciência. Ela desenvolveu o “frequency hopping”, sistema que evita a interceptação de mensagens, esse sistema foi usado durante a guerra e mais tarde nos sistemas celulares GSM, CDMA e até mesmo no 3G, além das redes wireless e GPS. A técnica permite que o emissor fique transmitindo em frequências variadas e evita que terceiros consigam captar a informação — explica o presidente da Teleco, Eduardo Tude. E pensar que uma mulher atriz desenvolveu algo tão usado nos dias de hoje.

Para completar nossa lista, não poderia faltar as programadoras do ENIAC, Adele Goldstine, Betty Snyder, Fran Bilas, Kay McNulty, Marilyn Wescoff e Ruth Lichterman. Um grupo de mulheres que foram verdadeiras pioneiras da tecnologia, as propulsoras dos primeiros passos do desenvolvimento da indústria de software. Durante a segunda guerra mundial essas mulheres foram contratadas para calcular trajetórias de armas para auxiliar no esforço de guerra. Durante esse processo elas começaram a escrever instruções para o primeiro computador programável totalmente eletrônico do mundo. Um projeto ultrassecreto liderado por dois instrutores da Moore School, o físico Dr. John Mauchly e o engenheiro J. Presper Eckert; a construção do Computador e Integrador Numérico Eletrônico (ENIAC). Teoricamente, o ENIAC seria capaz de automatizar o processo de cálculo e calcular as tabelas de balística mil vezes mais rápido do que os seres humanos. Mas antes, ele precisaria ser programado. E para essa tarefa nada mais nada menos que um grupo de mulheres dando o pontapé inicial da programação.

Link:
https://pt.slideshare.net/JulianaDorneles1/mulheres-na-tecnologia-rails-girls-bh-2015
http://m.gizmodo.uol.com.br/hedy-lamarr-100-anos/
http://iq.intel.com.br/como-grace-hopper-abriu-caminho-para-as-mulheres/
https://iq.intel.com.br/como-as-programadoras-do-eniac-foram-precursoras-da-industria-de-software/