Educação e Infraestrutura vão atuar em parceria na construção e reformas

15 de março de 2013

As secretarias estaduais de Educação e Infraestrutura e Logística fizeram um acordo esta tarde (22) para trabalharem em conjunto para dar mais agilidade às licitações e construção de prédios públicos. A Paraná Edificações vai dar suporte técnico e também no processo licitatório da Superintendência de Desenvolvimento Educacional (Sude), para evitar atrasos na execução da obra e durante a definição dos projetos de novos imóveis ou das reformas. O acordo foi estabelecido em reunião do vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns, e o secretário de Infraestrutura, José Richa, e as equipes técnicas das duas autarquias.

“O Estado planejou e programou para os próximos dois anos grandes investimentos na construção e melhorias de prédios públicos. Por isto, o processo precisa ser bem elaborado para evitar q ue aconteçam interrupções de obras em andamento ou problemas na elaboração de projetos e licitações”, disse Flávio Arns. Segundo o secretário de Infraestrutura, José Richa Filho, a estimativa do governo é investir na área de edificações R$ 945 milhões até 2014.

“Ficou estabelecido que as obras de escola serão feitas pela SUDE. A Paraná Edificações dará as diretrizes e o suporte necessário para que o trabalho seja bem realizado, fortalecendo o processo, a qualificação e os prazos das mesmas”, informou o diretor geral da Paraná Edificações, Luiz Fernando Jamur.

Para dar mais agilidade, a Paraná Edificações criou Cadernos Orientadores. Um conjunto de publicações que explica como fazer estudos, termos de referência e projetos para obras de prédios públicos. Os cadernos estão disponíveis no site da Secretaria de Infraestrutura (www.infraestrutura.pr.gov.br).

A Paraná Edificações também pretende ajudar na elaboração dos projetos. Um dos conceitos da autarquia, é trabalhar com a sustentabilidade, construindo “prédios verdes”.

A Paraná Edificações conta com equipes de engenheiros civis para acompanhar a contratação de projetos e obras. Também vai orientar tecnicamente prefeituras e órgãos públicos, além de escritórios de engenharia e arquitetura terceirizados que prestam serviços ao governo estadual.

Com a padronização, as definições serão estabelecidas antes do início dos trabalhos. O treinamento do corpo técnico estadual já está acontecendo em oficinas promovidas pelo governo e será estendido para técnicos de prefeituras e de escritórios contratados para elaboração de projetos.
Fonte: ferroeste@pr.gov.br