N39 – Estratégias na Crise

15 de fevereiro de 2017

Há todo momento somos impactados com índices negativos, escândalos na politica, crise na segurança pública e falta de perspectiva. A última notícia que tivemos não foi nada animadora, onde as vendas da indústria de materiais de construção em janeiro caíram 8,9% em relação ao mês do ano passado, conforme Abramat.

Estamos em um momento que o ritmo no comércio de materiais de construção é lento, momento esse que devemos olhar para dentro de nossas lojas e criar estratégias, veja esse exemplo:

C & C Foca em Decoração

Novo Modelo de Loja Para 2017 da C&C

Após um ano difícil e de queda nas vendas, a C&C decidiu desenvolver um novo modelo de loja para retomar seu crescimento em 2017, com forte aposta no segmento de casa e decoração, conforme informou José Ventura, Diretor Geral da rede, em entrevista exclusiva ao Portal Giro News. “O projeto piloto acontece na loja da Giovanni Gronchi, no Morumbi, que está sendo repaginada, com foco mais em casa e decoração e deve ficar pronta ainda em fevereiro”. A ideia é aumentar a representatividade desse mix de 30% para 40%. “É uma linha que tem margem melhor, o ticket individualmente é mais caro e você foge do commoditie. É isso que nós queremos”, completou Ventura.

Fonte: http://www.gironews.com/construcao/c-c-foca-em-decoracao-41200/

Esse exemplo pode não ser sua realidade ou a realidade da maioria das lojas no segmento de matérias de construção, mas esse é um momento para apostar em ajustes profundos, sejam eles nos processos de recebimentos de mercadorias, estocagem, endereçamento de estoque, inventários mais frequentes, valorização do estoque pela curva ABC com o giro médio de cada produto, capacitação de colaboradores, mudança no layout da loja, DRE, fluxo de caixa, enfim, ter o controle de sua loja em suas mãos, para que essa crise seja uma CRISE FÉRTIL PARA O CRESCIMENTO.

Cruz

Diretor

NEC Sistemas